segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sanitária Itaperunense: ILUMINAÇÃO HOSPITALAR!!!

Sanitária Itaperunense: ILUMINAÇÃO HOSPITALAR!!!: Iluminação Hospitalar A luz em ambientes hospitalares como um componente de saúde e conforto humano A elaboração de um projeto de i...

ILUMINAÇÃO PAISAGÍSTICA!


Iluminação Paisagística












Qual o principal critério para a boa iluminação artificial de um projeto paisagístico?

Além do aspecto cênico que deve ser salientado - destacando-se formas, volumes e cores -,devemos observar outros itens importantes, como por exemplo, não interferência na fauna local, iluminação de segurança (principalmente para ambientes residenciais), uso de luminárias e lâmpadas apropriadas para áreas externas, não ofuscamento dos usuários, consumo e manutenção.

Existe critério para a utilização de produtos como luminárias, arandelas , balizadores , postes , mini postes, projetores , espetos e outros?

O critério principal para iluminação de áreas externas é o uso de luminárias próprias para esses locais, que suportem as ações do tempo e outras agressões da natureza aos materiais aplicados. A partir daí, a escolha dos tipos de equipamento, normalmente consideram:


Spots e projetores - indicados para iluminação geral ou criar efeitos especiais, como iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado. Fincados na terra, os espetos são exemplos desse tipo de luminária que realça os contornos de arbustos e pequenos canteiros.

Postes - Iluminam uma área de maneira geral. É recomendável que tenham mais de 1.80m de altura para não ofuscar.

Balizadores e mini postes - Ideais para caminhos, áreas de circulação e elementos baixos, como as forrações de um jardim. Normalmente, o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. Recomenda-se que tenham menos de 1.10m de altura para não incomodar os olhos. Vem crescendo muito o uso de embutidos no piso, com LEDS, próprios para demarcar percursos.

Arandelas- Também chamadas de "varre paredes", normalmente proporcionam uma iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. São apropriadas para fachadas, caminhos, terraços e varandas. Devem ser específicas para as áreas externas, com proteção contra o sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.


O que representa em termos práticos, "iluminação geral" e "iluminação pontual" num projeto para paisagismo?

Iluminação geral - Ilumina amplamente o local, sem destacar nenhum ponto;percebe-se o jardim como um todo. Para cada efeito existem luminárias e lâmpadas específicas.
Iluminação focal - Direcionada, conduz a atenção para um ponto específico do jardim como arbustos, esculturas e centros de interesse.
Iluminação indireta - Demarca levemente o jardim sem um foco de destaque;normalmente colocada por trás das plantas ou direcionadas para muros ou pisos.

Quais são as últimas tendências em luminárias para iluminação de jardins?

Um caminho aponta na direção do desenvolvimento tecnológico e o outro no de luminárias com materiais de origem natural, mas que, na sua obtenção na natureza não agridam o meio ambiente ou que se regeneram de forma rápida sem prejudicar a formação da espécie escolhida. Principalmente para os grandes centros, estes materiais acabam reaproximando o ser humano da natureza, devolvendo sensações psicológicas que estão se perdendo na vida moderna das pessoas.

BY PATRICIA LIMMA.

ILUMINAÇÃO HOSPITALAR!!!


Iluminação Hospitalar









A luz em ambientes hospitalares como um componente de saúde e conforto humano
A elaboração de um projeto de iluminação para ambientes hospitalares é um processo complexo que deve buscar, invariavelmente, satisfazer à diversidade de critérios técnicos e às compatibilidades físico-funcionais. A solução projetual deve atender prioritariamente às demandas da atividade ali desempenhada, compatibilizando a possibilidade de realização da função assistencial com outros requisitos pertinentes à arquitetura e ao conforto humano.

A modificação do cenário que abriga os prédios com a função de prestação de serviços de saúde - hospitalar com internação, hospital-dia, unidades de atenção ambulatorial ou unidades de apoio ao diagnóstico e terapia - é um conceito relativamente novo, porém que se renova ininterruptamente. As recomendações de grande significância relacionadas à harmonia arquitetônica, decorrentes das grandes inovações tecnológicas biomédicas, tiveram o seu marco histórico estabelecido a partir do princípio do século XIX, consolidando-se definitivamente com o advento da invenção da energia elétrica, na segunda metade deste século, como elemento indissociado da atividade humana.
Após esse processo evolutivo, e simultaneamente ao surgimento da necessidade de que os ambientes sejam projetados especificamente, que os consultórios atendam às características das diversas especialidades médicas, que cada clínica exija a sua adequação, que as unidades de terapia intensiva e as demais áreas críticas do ambiente hospitalar exerçam a atenção primaz do cuidado específico na sua implantação e compatibilização tecnológica, surge também a necessidade de se promover conforto ao ambiente de trabalho.
A sensação de conforto ambiental não é uma percepção facilmente mensurável. Resultado da harmonia de vários condicionantes - hidrotérmicos, acústicos, visuais, de qualidade do ar, entre outros-ela pode propiciar a integração do homem a seu meio, otimizando seu desempenho, segundo a avaliação do ergonomista e pesquisador Peter Boyce, do Lighting Research Center, um centro de pesquisa e educação, conhecido mundialmente, voltado para iluminação: de tecnologias à aplicação e uso de energia, e de design à saúde e visão.
O desenho do espaço, os elementos funcionais e estéticos, a utilização adequada da iluminação natural e artificial, o uso das cores e, naturalmente, os aspectos vinculados ao conforto ambiental, assumem um papel fundamental na aproximação entre a atividade realizada no ambiente e o resultado desta. Esta abordagem ganha relevância quando se observa a sua importância no acolhimento proposto pelos programas de humanização dos ambientes de saúde. Seja esse serviço de caráter público ou privado.

Os parâmetros técnicos utilizados no Brasil para a elaboração de projetos de iluminação em ambientes hospitalares ainda estào referidos às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT através da NBR 5413 - Iluminância de Interiores, que determina no item 5.3.28 - Hospitais, "A Iluminância mínima em lux por tipos de atividades ( valores médios em serviço )". No entanto, os novos conceitos de materiais, equipamentos e lâmpadas recomendam pesquisas mais aprofundadas e específicas para cada atividade de atenção à saúde e suas respectivas demandas lumínicas.

Orientações para um projeto de Iluminação Hospitalar
  • a visão que um paciente tem em um leito é do teto, por isso, a iluminação deve ser indireta;
  • cada paciente associa sua patologia às cores, portanto, dependendo da patologia, escolhe-se a cor mais adequada para o relaxamento do paciente;
  • durante uma cirurgia, o campo visual cirúrgico é vermelho e geralmente se encontra sob altíssima luminância e iluminância que varia entre 10 e 20 mil lux. Por isso, o piso do local tende a ser verde, garantindo descanso visual, e ambientes no entorno da sala de cirurgia devem ter 50% de luminância do campo cirúrgico e redução gradativa, para a adaptação do olho de quem ali trabalha;
  • baixa iluminância, próximo ao nível do piso,é ideal para deslocamentos dos pacientes pelos ambientes hospitalares;
  • luminárias nas cabeceiras dos leitos, que permitam diferentes iluminâncias, auxiliam o paciente e o trabalho de enfermagem;
  • o IRC indicado para ambientes hospitalares é de 80 até 90, para não interferir no exame clínico;
  • a temperatura de cor mais usada em hospitais está entre 4000K e 4500K. Por volta de 5000K causa sensação emocional de frio e desconforto. Aproximadamente 3000K dá a sensação de calor;
  • o uso de fluorescentes tubulares com pó trifósforo(16/18W e 32/36W ) e compactas (26W) é ideal para iluminação geral;
  • o uso de luz natural reduz o tempo de internação do paciente, pois auxilia a noção de temporalidade do paciente, ajudando na sua recuperação;
  • a iluminação artificial é indicada em áreas com grande profundidade;
  • a variação de luz anima os usuários de ambientes hospitalares. Exemplos disso é a produção de algumas áreas mais claras que outras, e iluminação de destaque para alguns objetos;


Projeto luxo para banheiro


Um banheiro bem projetado, com aparência moderna e uma linda decoração impressiona a todos os convidados e hóspedes, além de trazer uma sensação de bem-estar e conforto para os usuários. É também muito percebido e avaliado por potenciais compradores do imóvel.

Na hora de reformar sua casa, não se esqueça do banheiro!

Banheira de hidromassagem, cubas duplas, TV, duchas poderosas e até equipamentos de ginástica fazem parte da lista de elementos que compõem uma sala de banho.

Esse ambiente convida ao relaxamento total para serenar o corpo e a mente. Por isso, vale investirem iluminação bem planejada, automação, móveis práticos e revestimentos de texturas agradáveis, tornando o espaço irresistível.

Na imagens a seguir, deleite-se com o visual de banheiros que convidam a deixar a pressa do lado de fora e são tendência para 2012!

















   
BBY PATRICIA LIMMA.

UMA ESCADA DE LUZ!!!!!!


Como iluminar escadas?


Em um projeto luminotécnico um dos locais mais delicado de se iluminar é: a escada.
Há vários fatores que precisamos levar em conta:
1 – Qual modelo da escada? helicoidal, espinha de peixe, em caracol, em L, em U e etc.
2 – Qual o revestimento e a estrutura utilizado?
3 – É projeto novo ou reforma?
4 – É ambiente comercial ou residencial?
Bem, levando em conta todos esses itens mãos a obra, pois cada situação tem soluções diferentes de se resolver. Vale algumas dicas para prestarmos atenção, porque a iluminação da escada tem a função de guiar um caminho, jamais ofuscar  usuário. Exemplo: em alguns casos como escadas soltas de paredes é um pouquinho complicado de resolver, pois, se a única solução for colocar um embutido no teto jogando luz para a escada, ficara iluminada, mas, como vai ser a manutenção dessa lâmpada? Quando se tem habito de chamar eletricista para trocar as lâmpadas é mais fácil, pois eles tem habilidade com a escada de manutenção e o equipamento da luminária, mas se você for do tipo que gosta de resolver os probleminhas de casa, confesso que é uma situação mais delicada. Outra solução para essa mesma escada é colocar balizadores no espelho ou no degrau, porém, se a escada já estiver construída, é extremamente complicado executar. Há alguns casos de escadas em U ou mesmo reta, em que a parede tem algum revestimento bonito e vale a pena ser destacado. Então neste caso podemos usar até os dois efeitos, colocarmos pontos de luz no teto para lavar de luz o revestimento da parede, mas também usarmos os balizadores nos degraus. Separei algumas imagens para ilustrar essas dicas:

Nesses dois modelos de escada podemos observar que os balizadores são embutidos na parede e cada um fornece um desenhos de luz diferente. É sempre muito importante nesses casos onde a luminária é embutida na parede, de observar a altura do rodapé, ou você coloca os balizadores no centro no rodapé ou acima do mesmo.

Neste caso é praticamente impossível de se colocar balizador no próprio degrau, então instalar na parede é a melhor solução. Caso você tenha criança em casa, muito cuidado na escolha da luminária. Pois hoje temos algumas opções com lâmpadas halógenas, que são lâmpadas quentes, e se a criança colocar a mãozinha na luminária pode vir a machucar, mas os balizadores com lâmpadas halógenas são mais em conta, você pode encontrá-los até na faixa de 100 reais, oscilando para mais ou para menos. Outra opção é as luminárias com LED, com a vantagem na economia de energia e não produz menor calor. O valor da peça pode oscilar na casa de 400 reais dependendo do modelo.

Essa escada foi bem solucionada com balizadores na base do guarda-corpo.

Na imagem da esquerda ficou bem interessante e diferente a proposta da iluminação da escada, ela esta solta da parede e criou-se um nicho para colocar lâmpada fluorescente tubular ou fita de LED. Dessa forma a luz fica mais homogênea e continua. Na imagem da direita é mais um caso onde dificulta a instalação da luminária no próprio degrau, então a solução é instalar na parede.

Diria que iluminar essa escada não é tarefa fácil. Pois é uma escada em balanço e a parede é toda com revestimento irregular, ou seja, é um desafio. Neste a caso a arquiteta preferiu usar um balizador externo fazendo facho de luz para cima e para baixo. A única questão que eu diria neste caso é para se tomar cuidado com balizadores externos, pois eles colocados de forma inadequada pode prejudicar a circulação do espaço. Esse é um caso também que podemos utilizar a iluminação vindo do teto e lavando a parede de luz, para valorizar o revestimento.
Este é um caso onde a escada é em balaço, mas ela é oca pode dentro, então houve a possibilidade de passar a fiação pela parte interna de cada degrau. Mas para isso lembre-se, é preciso de um projeto bem definido antes da execução do mesmo.

Nas escada com revestimento de madeira o mais indicado é os balizadores com LED em função da ausência de emissão de calor.
Como você resolveria a iluminação dessa escada? Difícil né? Bom, nesses casos há algumas soluções para se usar, algumas delas é: usar a iluminação no jardim de inverno, usar arandelas nas paredes próximas ou até mesmo vindo do teto. Lembrando da dica que falei já no início, porque trocar lâmpada em cima de escada é sinônimo de montar uma escada em cima de outra escada, então é sempre bom chamar um técnico da área para poder trocar a lâmpada. Outro cuidado importante quando se adota colocar o ponto de luz no teto é, procurar especificar lâmpadas de longa duração e que não ofusquem.
Neste caso a solução adotada foi balizadores com LED instalados no espelho da escada.
Vale no final deste post três dicas bem importantes: Sempre, mas sempre antes de executar qualquer elemento, projete e analise bem as possibilidades executaveis e com fácil manutenção. Outra dica é os circuitos dos interruptores, nunca esqueca de colocacos com 3W, assim você pode ascende-los ao subir e apagar quando chegar no próximo pavimento. Vale também projetar sensores de presença, assim, principalmente no uso noturno a circulação é mais segura e você não terá a preocupação de desligá-lo na chave do interruptor.
BY PATRICIA LIMMA.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Possibilidades de Iluminação com LEDs

Descubra como os LEDs podem mudar diversos ambientes

Veja como a iluminação com LED pode diferenciar escritórios, embelezar espaços ao ar livre e oferecer soluções de economia de energia para hotéis

LED em lojas

Hoje em dia, ir às compras passou a ser uma experiência. E a iluminação exerce uma função vital na criação dessa experiência, seja em uma pequena butique badalada ou em uma grande loja de departamentos. As soluções com LEDs são muito apropriadas para estabelecimentos comerciais. O LED proporciona uma variedade de efeitos – do incrivelmente impactante ao intrigante e convidativo – que contribuem para uma experiência diferenciada de compras. Ele pode realçar um produto, criar emoção e interesse, mas também refletir o conceito, ajudando a criar o ambiente perfeito para a experiência de compras.

Os sistemas de iluminação com LEDs são tão flexíveis que um único sistema pode atender a um número quase ilimitado de efeitos, cores e ambientes, possuem também vida longa e alta economia de energia. E como a iluminação não precisa ser trocada a toda hora, o incômodo aos clientes é praticamente nulo, isso resulta em aumento nas vendas e expressiva redução nos custos.

LED em escritórios

DayWave, Arup, AmsterdãA filosofia de iluminação em um escritório costumava ser simplesmente fornecer um nível uniforme de iluminação geral. Hoje, no entanto, existe uma conscientização crescente de que a economia de energia poderá aumentar de forma expressiva se a iluminação estiver mais equilibrada e adaptada a cada função. Os reflexos em telas de computador podem aumentar o cansaço ao longo do dia e, à medida que diminui a concentração, o mesmo acontece com a produtividade.

As soluções de iluminação com LEDs não apenas proporcionam flexibilidade, como podem, por exemplo, mudar de acordo com a hora do dia, o que faz as pessoas se sentirem mais confortáveis no trabalho e estimula seu desempenho, além de representar consideráveis reduções de energia e custos de manutenção.

LED em hotéis

Iluminar um hotel ou um restaurante parece ser um negócio complicado. Os hotéis, por exemplo, precisam ter iluminação 24 horas por dia, 7 dias por semana – nos corredores, nos saguões ou na recepção. Além disso, a iluminação deve também ser adaptável, capaz de criar diversos estados de espírito para fazer o hóspede se sentir acolhido, seguro e confortável.

As soluções com LEDs podem fazer os hóspedes se sentirem confortáveis como em casa. E ainda proporcionam imensa economia nos custos de energia e manutenção. Podem criar uma variedade de possibilidades de ambientes, cada um adaptado para um momento e um uso em particular. Igualmente importante para os usuários é a baixa manutenção que tais sistemas exigem, o que reduz significativamente os custos operacionais.

LED para espaços externos

As necessidades de iluminação urbana estão mudando. Não é mais apenas uma questão de oferecer luz suficiente nas cidades para garantir a visibilidade e a segurança; hoje, a iluminação está sendo usada cada vez mais para criar um ambiente noturno em que a cidade assume uma nova identidade, tornando-a mais atraente e redefinindo a relação que ela tem com seus habitantes.

Os LEDs oferecem uma iluminação inigualável ao ambiente urbano de uma maneira interessante e prática. Eles são altamente adaptáveis, permitindo que os designers abandonem a iluminação estática do passado e se animem a criar ambientes flexíveis que possam, por exemplo, mudar com o clima ou a estação, e ofereçam uma cor especialmente festiva em feriados públicos. E tudo isso com um consumo de energia extremamente reduzido.

BY PATRICIA LIMMA.

terça-feira, 15 de maio de 2012


Automação Residencial

É o uso da tecnologia para facilitar e tornar automático algumas tarefas que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores.

Com um simples toque de um botão no controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas trazendo maior conforto, praticidade e segurança.

Devido à sua capacidade de integração com vários sistemas, a automação pode ser aplicada em prédios inteiros, em um hotel por exemplo, pode-se controlar a iluminação da fonte externa, jardins, hall, recepção, pub, restaurante e até cenas pré-programadas nos apartamentos.

Em prédios comerciais pode-se acender e apagar determinadas salas de frente para a rua, formando desenhos logomarcas e até movimentos.

O usuário pode ajustar cenas diferentes para o mesmo ambiente, de acordo com sua necessidade. Com o toque de um botão no controle remoto, aciona as configurações de iluminação para o jardim, piscina ou home theater.

Pode programar eventos como acender e apagar as luzes do jardim e áreas externas em horários previamente determinados

Pode-se automatizar quase tudo, por exemplo:
·         Iluminação
·         Áudio
·         Vídeo
·         Projetor
·         Telão
·         Ar-condicionado
·         Ventilação
·         Cortinas
·         Persianas
·         Toldos
·         Janelas
·         Irrigação
·         Fontes
·         Chafariz
·         Piscina
·         Simular presença
·         Home Theaters
·         Living room
·         Salão de jogos
·         Escritórios
·         Salas de reunião
·         Salas para Teleconferência
·         Auditórios
·         Galerias
·         Prédios Comerciais
·         Restaurantes
·         Hotéis
·         Shopping Centers
·         Condomínios
·         Clínicas
·         Academias
·         Lojas
·         Vitrines
·         Cromoterapia
·         Etc.
 Os benefícios proporcionados pela automação dos ambientes residenciais e empresariais são muitos:

·         Conforto
·         Praticidade
·         Economia
·         Segurança
·         Controle
·         Versatilidade
·         Conveniência
·         Flexibilidade
·         Valorização dos ambientes
·         Aumento da produtividade em ambientes de trabalho

BY,PATRICIA LIMMA.

Iluminação Residencial Automatizada


A automatização da iluminação por dispositivos eletrônicos de controle permite ajustar a luminosidade cores e efeitos diferentes para o mesmo ambiente, de acordo com a necessidade do momento.

Com o toque de um botão no controle remoto, pode-se acionar configurações diferentes de iluminação para o jardim, living, piscina, home theater e etc.

Por exemplo: No Living Room, clicando no botão correspondente ao "Home Theater", a intensidade da luz é reduzida vagarosamente, as cortinas se fecham, a tela de projeção desce, o DVD e projetor são ligados.

Pode-se também programar eventos como acender e apagar as luzes do jardim e áreas externas em horários previamente determinados.


BLACK OUT


LUZ EFEITO

LUZ LEITURA


LUZ PONTUAL

LUZ INDIRETA


LUZ DIRETA

BY, PATRICIA LIMMA.





quarta-feira, 2 de maio de 2012